Equipamentos Multiusuários

Os equipamentos multiusuários são instrumentos de pesquisa de grande porte, adquiridos através de verbas e/ou auxílios concedidos a projetos com vocação institucional, envolvendo vários laboratórios, através dos programas de apoio das diferentes agências de fomento. Esta normatização objetiva o uso desses equipamentos pelos pesquisadores da Instituição e externos, garantindo assim a otimização dos recursos investidos e a integração de diferentes grupos de pesquisa da UNICAMP e demais Instituições de Ensino e Pesquisa com metodologia de vanguarda em suas diferentes áreas de atuação.

ATENÇÃO: Os reagentes e o material de consumo a serem utilizados nos experimentos devem ser providos pelo usuário.

Agendamento

Para agendamento e utilização dos equipamentos, enviar um e-mail para lmgsmult@gmail.com com os seguintes dados:
  • Nome do usuário
  • Nome do responsável pelo projeto
  • Laboratório de origem
  • Entidade financiadora
  • Título e resumo do projeto
  • Período previsto para a utilização
Prioridade de uso:
  1. Projetos diretamente ligados às solicitações dos equipamentos
  2. Projetos da UNICAMP
  3. Projetos das demais Instituições de Ensino e Pesquisa

Citação em publicações e/ou relatórios derivados ou apoiados pelo uso do equipamento:

  • A citação em publicações, teses ou relatórios derivados ou apoiados pelo uso do equipamento, deverá ser na forma de agradecimentos ou em material e métodos. Co-autoria de membros do LMGS somente deverá ocorrer quando houver acordo entre usuário e responsável pelo equipamento do LMGS anterior ao início dos trabalhos no LMGS, e se houver participação efetiva do grupo do LMGS na pesquisa realizada.


  • A aquisição dos dados será efetuada pelo Operador (técnico do LMGS), salvo quando os responsáveis pelo equipamento julgarem que o usuário possui treinamento suficiente para operar sozinho o equipamento.


Bioruptor – Diagenode

Pesquisadores Responsáveis: Anete Pereira de Souza e Michel Vincentz – IB/CBMEG
O Bioruptor da Diagenode é um sistema de sonicação que utiliza ondas ultrassônicas na fragmentação de DNA ou outras amostras biológicas, mantendo a integridade das mesmas. As ondas emitidas passam através da amostra, expandindo e contraindo o líquido, o que leva a quebra das biomoléculas. Em relação a outros métodos de fragmentação, o Bioruptor se destaca por ser um método mais suave, produzindo resultados melhores e mais consistentes. Com capacidade de processamento de 6 amostras simultaneamente, pode-se obter fragmentos de 1500 a 150 bp. É desejável que a amostra de DNA esteja com volume de 100 µl e na faixa de 1 – 10 ng/µl, e com elevado teor de pureza, pois contaminações podem prejudicar a eficiência da fragmentação. Com o Bioruptor, o processo de fragmentação pode ser automatizado, garantindo a reprodutibilidade dos resultados.


Genetix QP Expression – QPix System – Molecular Devices

Pesquisador Responsável: Anete Pereira de Souza – IB/CBMEG
O robô Genetix Q-pix Expression é uma ferramenta robusta que, dentre outras funções, é capaz de repicar, duplicar e rearranjar placas e construir macroarranjos de bactérias e leveduras. Faz a distinção automática de colônias azuis e brancas, descartando as próximas e não definidas e ainda carrega as placas automaticamente. A repicagem é feita de placas de Petri para placas de 96 ou 384 poços, com uma eficiência de 8000 colônias por hora. É possível duplicar até 96 placas por hora e rearranjar até 144 placas por dia. Com a plataforma de produção de macroarranjos é possível imprimir até 55.296 colônias em duplicata (filtro de alta densidade 7×7), produzindo até 6 cópias de cada membrana por dia. Este equipamento é recomendado para a manipulação de bibliotecas de DNA/RNA armazenadas em diferentes tipos de células hospedeiras.


CFX384 Touch™ Real-Time PCR Detection System

Pesquisador Responsável: Anete Pereira de Souza – IB/CBMEG
Equipamento de PCR em tempo real em formato de 384 poços com capacidade para até 5 filtros LED e 5 fosfodiodos. O sistema ótico ilumina e detecta a fluorescência de cada poço individualmente, eliminando a necessidade de fluorescência passiva (ROX) e é capaz de obter resultados com um volume mínimo de reação de 3uL. A análise dos resultados é feita através de um software user-friendly, podendo ser usado para quantificação relativa e absoluta, análises de expressão, carga viral, patógenos, transgênicos e SNPs.


MassArray Genetic Analysis System – Sequenom

Pesquisador Responsável: Anete Pereira de Souza – IB/CBMEG
O Mass Array System da SEQUENOM é um espectrômetro de massas do tipo MALDI–TOF (Matrix Assisted Laser Desorption/Ionization – Time ofFlight) utilizado na análise de fragmentos de DNA. Nesse sistema, o tempo que as amostras levam parapercorrer o caminho até o detector é função da massa do fragmento e com isso é possível obter esta massa com alta precisão. Diversas aplicações podem ser atribuídas ao Mass Array System, tais como: genotipagem de SNP, análise da expressão gênica, CNV, análises de metilação no DNA, entre outros. O equipamento possui uma alta precisão e sensibilidade, permite a reprodutibilidade dos resultados e um software avançado para a análise dos dados. Permite ainda multiplexar amostras, aumentando o rendimento de cada corrida e diminuindo os custos.


Termocicladorores 96/384 amostras

Pesquisador Responsável: Anete Pereira de Souza – IB/CBMEG
Termocicladores da marca Biorad, com opção de placas de 96 ou 384 poços. O equipamento oferece desempenho superior e uma grande tela de toque colorida para fácil programação. Este módulo é capaz de acomodar diferentes necessidades de throughput com módulos de reação facilmente intercambiáveis que trocam em segundos sem ferramentas. Cada módulo de PCR possui uma tampa totalmente ajustável aquecida que suporta placas de 96 e 384, além de tubos de 0,2 mL.



Outros Equipamentos

Equipamentos básicos de Biologia Molecular, como centrífugas de tubo e placa, banhos, capelas, estufas, cubas de eletroforese e fotodocumentador UV estão disponíveis. Entre em contato para maiores informações.

Para dúvidas, sugestões e agendamento dos equipamentos, Fale Conosco!
Laboratório de Analise Genética e Molecular (LAGM)
Laboratório Multiusuário de Genotipagem e Sequenciamento (LMGS)
Av. Cândido Rondon, 400 – Barracão da Genética/UNICAMP
Cidade Universitária – Campinas/SP – CEP 13083-875
(19) 3521-1156 | lmgs@unicamp.br

Apoio e suporte:

Localização

LAGM - Laboratório de Analise Genética e Molecular

Departamento de Biologia Vegetal (DBV) - Instituto de Biologia (IB)
Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Av. Cândido Rondom, 400
Campinas, SP
Brasil - CEP: 13418-900
+55 (19) 3521 1156
anete@unicamp.br | lagm@unicamp.br